sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Lei de Anistia comemora 30 anos
Eduardo Suplicy "expulsa" Sarney do Senado
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Marina Silva na presidência?
A partir de agora surge uma preocupação, que apesar de não ser candidata e também por não estar filiada a nenhum partido, Marina Silva é o nome cogitado pelo PV para disputar as eleições presidenciais de 2010. Ela poderá construir um caminho competitivo equilibrando propostas apresentadas pelo PT, representado pela ministra Dilma Rousseff e PSDB, com o governador José Serra (SP).
O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), comemorou a decisão de Marina Silva. Para Aécio, a possível candidata pelo PV vem para dividir os votos do PT, pela linha ideológica trilhada pelos dois partidos.
terça-feira, 18 de agosto de 2009
A lenta percepção, ou mera insistência no erro
Desde a eleição de José Sarney para a presidência do Senado vem surgindo críticas, que são bombardeadas por todos os lados dessa instituição. A princípio senadores do PSDB e do DEM se posicionaram contra a eleição de Sarney. Mas o presidente Luis Inácio Lula da Silva optou por apoiar a permanência do presidente Sarney a fim de zelar contra um possível racha entre os partidos PMDB e PT.
Esta crise vem tomando proporções ainda maiores, e virou uma grande bola de neve quando membros do próprio PT e PMDB ficaram contra o presidente, exigindo a renúncia de Sarney ao cargo.
A maioria da população está indignada com essa postura adotada pelo presidente Lula e também pela não renúncia de Sarney. O repórter cinematográfico Daniel Amorim, posiciona-se completamente contra essa impunidade. "Não concordo com esse coronelismo, e toda a forma incorreta como os nossos políticos vem utilizando a política para benefício próprio. O fato do presidente Sarney se manter calmo e sempre culpar a imprensa é revoltante", afirmou.
Outro tema levantado essa semana, desta vez pelos sites "Excelencia" e "Transparencia" - sites que buscam fiscalizar a política brasileira - são os altos salários que os parlamentares brasileiros recebem, que significa quase o dobro do salário de parlamentares dos países de primeiro mundo.
O Brasil é um dos países que tem o maior recolhimento de impostos do mundo. Para a estagiária de jornalismo Rafaela Baião, essa é uma difícil realidade. "É chocante ver os valores astronômicos recolhidos pela nação, ao mesmo tempo acompanhar nossos políticos se esbaldando em verbas públicas, e tudo isso para o benefício próprio", concluiu Rafaela.
Leia mais:
* Conselho de Ética mantém arquivamento das 11 acusações contra Sarney
* Brasileiros paga deputados e senadores masi do que o dobro do que nos países desenvolvidos
segunda-feira, 15 de junho de 2009
007 e a construção do herói
Chega ao fim mais uma mostra de cinema da Faculdade Estácio de Sá. A 4ª mostra apresentou aos alunos: Romance, de Miguel Arraes; O Prisioneiro da Grade de Ferro, de Paulo Sacramento; São Bernardo, de Leon Hirszman; Eu, Você e Todos Nós, de Miranda July; e também Cinema Paradiso, clássico de Giuseppe Tornatore.
Os filmes foram selecionados por críticos e professores da área de cinema. Os alunos que participaram do evento consideraram bons os filmes e os debates. Para Priscila Patrício, aluna do 7º período de Publicidade da Faculdade, a escolha dos palestrantes e filmes mudou a forma das outras mostras, o que foi acrescentador. "Achei interessante utilizarem um filme como o 007 (Quantum of Solace). Normalmente em mostras costumamos a assistir filmes mais antigos", completou.
O crítico de cinema José Ricardo, optou pelo filme: Quantum of Solace, para investigar as diversas visões de mundo e também levantar questões sobre o uso da imagem como ferramenta ideológica, e de como as transformações sociais/ideológicas se refletem no cinema.
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Grande Pedida
O diretor Giuseppe Tornatore, será relembrado mais uma vez, e desta vez em evento da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte. O filme foi escolhido pelo professor Marcelo LaCarreta, bacharel e mestre em Cinema pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Cinema Paradiso conta a história de um grande cineasta retorna a sua cidade natal e descobre que um grande amigo, que havia lhe apresentado o cinema, faleceu. Nos anos que antecederam a chegada da televisão, em uma pequena cidade da Sicília o garoto Toto (Salvatore Cascio) ficou hipnotizado pelo cinema local e procurou travar amizade com Alfredo (Philippe Noiret), o projecionista que se irritava com certa facilidade, mas parelamente tinha um enorme coração.
Professores e alunos discutirão a maneira de se fazer filme por Tornatore. Entre Cinema Paradiso estará entre os filmes a serem exibidos: Romance, de Miguel Arraes; O Prisioneiro da Grade de Ferro, de Paulo Sacramento; São Bernardo, de Leon Hirszman; Eu, Você e Todos Nós, de Miranda July. O evento é liberado para todas pessoas que se interessarem.
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Marcelo Camelo um ícone da música "alternativa"
Essa é a identidade de Marcelo Camelo, vocalista e compositor durante 10 anos da banda Los Hermanos e hoje em carreira solo com o novo disco "Sou", primeiro disco após a ruptura com a banda, lançado em 2008.
Após dois discos da banda Los Hermanos serem apontados entre os cem melhores discos brasileiros pela revista Rolling Stones, "Bloco do eu sozinho" e "Ventura", Camelo passou a ter tal reconhecimento e chegou a ser comparado ao compositor Chico Buarque de Hollanda.
Los Hermanos cresce de tal forma no cenário musical brasileiro, e chega a ser cotada como banda referência de rock alternativo, utilizando de letras e arranjos complexos que mesclam os estilos Ska, Reggae, Samba, Hardcore e MPB.
quinta-feira, 21 de maio de 2009
segunda-feira, 11 de maio de 2009
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Um pouco da história das redes sociais
Segundo Fritjof Capra, "redes sociais são redes de comunicação que envolvem a linguagem simbólica, os limites culturais e as relaçãos de poder".
A busca pelos relacionamentos através da internet mostra uma sociedade vivendo como única, o que cria um laço à longa distância, além de apresentar este aspecto de aproximação, as rede sociais proporcionam dinamismo e instantaneidade nas comunicações e na divulgação dessas principais notícias. A partir dessa evolução qualquer pessoa pode ser um jornalista, um correspondente, etc.
O mais interessante disso tudo que a partir da curiosidade da busca pelas novas mídias, é ter um amadurecimento e utilizar esta ferramenta de forma madura influenciando na transformação da notícia e sua rápida divulgação.
As principais redes sociais e suas funções.
Essa interação vem com o aumento excessivo no número de aparelhos celulares agindo em conjunto com as novas mídias e a necessidade do ser humano se comunicar, discutir e debater temas relevantes ou não, apenas buscar um lugar ao sol.
Segundo especialistas, as redes sociais serão o futuro, onde empresários, comunicadores, e se não todas as áreas humanas e exatas, uma boa parcela, trabalhará em casa, em frente ao computador onde coletará todo o material necessário para realizar o trabalho. Bem vindo o futuro!
|
|
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Simplicidade e dinamismo
Em um gabinete parlamentar não é diferente. Tem-se as mesmas dificuldades, mas também existe a vontade de ver o trabalho dar certo. Segundo Márcia Andréa, secretária do deputado Durval Ângelo, o mural não é suficiente para trazer tudo que está acontecendo, principalmente quando se trata de uma equipe que não se limita apenas ao gabinete mas também localizada em várias cidades do interior. Para Márcia Andréa, mesmo com a distância e a falta de recursos, como internet, a comunicação se dá de forma rápida e completa.
A cada dia que passa surgem novas formas de criar e expandir informações, e várias maneiras de se comunicar, um fator positivo para todos os tipos de empresas. Deve-se aproveitar essa estrutura que nos é disponibilizada hoje para facilitar este processo.
segunda-feira, 30 de março de 2009
A reforma ortográfica não é tão assustadora assim
A reformar ortográfica entrou em prática nestes nove países no início deste ano de 2009, após acordo proposto em 1986 e assinado no mês de dezembro do ano passado. E de acordo com o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, haverá um período de transição da língua até 2012 em que serão válidas as duas formas de escrever: a antiga e a nova.
Muitos brasileiros criticaram a reforma ortográfica, alegando que a justificativa de abertura para o comércio não é uma justificativa válida. Apesar destas críticas contra as mudanças o português do Brasil sofrerá uma mudança de 0,45%.
Na minha opinião a mudança tende a facilitar e expandir essa língua que se enquadra entre as dez mais faladas do mundo. Lembrando que a reforma ortográfica não visa a língua "oral" e sim a ortográfica mesmo. Só não acredito que o prazo estabelecido é o bastante. A cada dia que passa mais jovens e adultos estão em contato maior com a internet o que ajuda e deveria ser explorado como fontes de pesquisa. Me preocupa os idosos que optam por fontes de leituras livros e jornais impressos e também estão acostumados a certa forma de escrever. É necessário buscar um novo meio para realfabetizar essa parcela da população.
Para ficar por dentro da reforma ortográfica, acompanhe o site da Academia Brasileira de Letras. (Clique aqui).
quinta-feira, 12 de março de 2009
Eterna paixão pelo Jornalismo
Depois de fazer dois estágios na área, sendo um deles de telemarketing o outro de assessora de comunicação de uma empresa de software, Paola Patrício, já tem decidida qual será sua área de atuação, “impresso”. “Apesar de um pouco ultrapassado, adoro o jornalismo impresso, é uma forma mais completa de passar uma informação, não é como na TV ou no Rádio, que se tem apenas segundos para uma matéria, no impresso temos quase um dia de trabalho para a construção da notícia”, finalizou.
quinta-feira, 5 de março de 2009
Aprendemos a engolir, ou regurgitar
Não é preciso morar fora para saber a dificuldade que um brasileiro enfrenta em outros países. Sempre nos surpreendemos com notícias que realmente tristes em torno de nossos filhos da pátria mãe gentil que buscam um lugar ao sol. E mesmo assim o número de pessoas que arriscam a largar seu país, família, casa (etc.) é estrondoso.
Mês passado aconteceu um grave acidente (da mídia, dessa vez!), o pai de uma brasileira que mora na Suíça, Paula Oliveira, disse à toda mídia que a filha teria sofrido uma agressão relacionada a xenofobia pelo Partido do
Povo da Suíça (SVP). E a partir desse momento veículos de comunicação brasileiros apontaram suas metralhadoras verbais para a Suíça, o que desencadeou em um grande e complexo envolvimento do nosso Ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, e até mesmo do Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva. O caso quando desvendado, causou um constrangimento enorme do país no exterior.
Mas nem sempre é assim, podemos lembrar, ainda claramente, do caso do mineiro, Jean Charles, que foi assassinado pela polícia de Londres, em 2005, e até hoje não tivemos nenhum culpado. É assim. Outro exemplo são os inúmeros brasileiros que tentam entrar na Espanha (EUA e Portugal), e passam por uma peneira para poder entrar no país, quando não são deportados.
São duas informações diferentes mas que tem um valor imenso. Estamos lidando com dois poderes o Executivo, exercido hoje pelo presidente Lula, e o Poder Moderador (Imprensa), que em nossa terra é liderado pela Rede Globo. A classe comunicóloga precisa honrar desse poder que tem e não trabalhar de forma medíocre , com o olho em seu próprio umbigo.