sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Lei de Anistia comemora 30 anos


Semana passada foi marcada pela comemoração dos 30 anos da Lei de Anistia. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais organizou nesta data, quinta e sexta-feiras passada, um Ciclo de Debates: 30 anos da Luta pela Anistia Política no Brasil. O evento teve como objetivo resgatar a memória da luta pela anistia e refletir sobre seu saldo político.

Participaram da abertura do ciclo o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, e a presidente da Câmara, vereadora Luzia Ferreira. Lacerda relembrou sua militância política e as dificuldades que teve de enfrentar para refazer sua vida, após a anistia. Luzia Ferreira destacou que o movimento pela anistia foi o que unificou todas as lutas do País, naquele momento.

O deputado estadual Durval Ângelo (PT) sugeriu, em sua fala, que seja lançado um movimento pela criação da Medalha de Direitos Humanos Dona Helena Greco, uma homenagem pela sua atuação nesta área, assim como na luta pela anistia. Ele também mostra-se preocupado com os direitos humanos, já que na semana passada a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia recebeu três denúncias de vítimas de torturas de policiais.

Além deste amplo debate sobre o tema no encontro Ciclo de Debates, o secretário de Estado e Desenvolvimento Social, Agostinho Patrús Filho anunciou o início do pagamento das últimas indenizações às vítimas da ditadura. Para este fim, disponibilizou R$ 1,4 milhão para quitar a dívida com as 48 pessoas que cumpriram os requisitos da comissão da anistia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário